Medicina E Segurança Do Trabalho

Medicina e Segurança do Trabalho

Medicina e segurança do trabalho é uma especialidade médica que se dedica especialmente para relações entre a saúde dos homens e mulheres em seu meio de trabalho.

Mas por quê? Porque em seu local de trabalho você não pode pegar apenas uma gripe de seu colega de trabalho ou apenas cortar seu dedo descuidadamente. Existem coisas graves e reais que acontecem em um ambiente de trabalho, e esses especialistas  em medicina e segurança do trabalho estarão lá exatamente para isso.

Eles cuidarão da prevenção de doenças e acidentes, visando sempre à qualidade de vida até mesmo nas dimensões mentais. Além disso, você se sentiria mais seguro se soubesse que existem especialistas em medicina no trabalho visando pelo seu bem estar?

Medicina e segurança do trabalho e seu campo de atuação

• Ambientes de trabalho ou da produção, ou seja, as empresas. Como empregado nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (SESMT), como prestador de serviços técnicos, elaboração do PCMSO; consultoria na normalização e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho desenvolvido pelo Ministério do Trabalho;

• Rede pública de serviços de saúde – Desenvolvendo ações de saúde do trabalhador; a assessoria sindical em saúde do trabalhador, nas organizações de trabalhadores e de empregadores.

• Perícia Médica da Previdência Social – Enquanto seguradora do Acidente do Trabalho (SAT), na perspectiva da privatização do SAT, este campo deverá ser ampliado; a atuação junto ao Sistema Judiciário, como perito judicial em processos trabalhistas, ações cíveis e ações da Promotoria Pública;

• Atividade docente na formação e capacitação profissional – A atividade de investigação no campo das relações Saúde e Trabalho e nas instituições de Pesquisa;

• Consultoria privada no campo da Saúde e Segurança no Trabalho.
O importante de todo esse trabalho realmente é a essência: “Preservar a saúde do trabalhador é o bem maior para qualquer empresa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *