Consultoria Jurídica

Consultoria jurídica: entenda como funciona e quando contratá-la

A atuação empresarial envolve questões complexas e que podem sair do domínio de conhecimento dos empresários e gestores. Para que a gestão seja feita de forma profissional, evitando riscos no futuro, é importante contar com o auxílio de especialistas. A consultoria jurídica é uma das principais escolhas estratégicas da empresa, que deve tomar cuidado ao selecionar seus consultores.

Afinal, o que é o serviço de consultoria jurídica? Quais são as soluções e resultados que uma consultoria pode trazer para uma empresa? Confira as respostas para suas dúvidas em nosso artigo!

O que é consultoria jurídica?

A consultoria jurídica é uma prestação de serviços contínua, em que os consultores oferecem o suporte necessário para que a empresa lide com suas questões cotidianas. O panorama jurídico brasileiro é extremamente complexo, tornando impossível que os empresários consigam lidar com tudo sem a devida orientação sobre seus direitos e deveres.

O trabalho abrange tanto a assessoria para prevenção de problemas quanto a busca por soluções para as questões já existentes na empresa. Pode atuar em diversas áreas como por exemplo:

  • contratos empresariais;
  • alvarás e licenciamento;
  • marcas e patentes;
  • direito tributário;
  • questões trabalhistas;
  • consultoria ambiental, dentre outros.

Quais são as vantagens?

A contratação de uma consultoria jurídica permite que as empresas analisem a conformidade de suas operações e evitem surpresas. Além disso, a atuação preventiva da consultoria pode fazer com que as despesas com disputas judiciais diminuam consideravelmente.

O principal objetivo na contratação de uma consultoria é fazer com que a empresa tenha mais certeza da regularidade de suas negociações e obrigações. Essa segurança faz com que o futuro seja muito mais previsível e permite que os administradores conheçam quais são os possíveis desdobramentos de suas decisões.

Mesmo no momento em que surgem problemas inesperados, a existência de uma consultoria jurídica é benéfica. Os consultores já conhecem a atuação da empresa e podem elaborar defesas coerentes com agilidade. Dessa forma, evita-se a necessidade de se buscar uma contratação urgente de um profissional que não conhece a empresa e que levará mais tempo para alcançar um resultado semelhante.

Quando contratar?

A contratação do serviço de consultoria jurídica é benéfica para empresas de diversos tamanhos e das mais diversas áreas de atuação. O recomendável é que as empresas busquem uma assessoria jurídica para acompanhar suas decisões administrativas e negócios desde o início de suas atividades.

Caso a empresa ainda não conte com uma consultoria e deseje realizar essa contratação, o ideal é efetuar a revisão de todos os tributos pagos, contratos firmados e procedimentos anteriores, para verificar sua conformidade. Dessa forma é possível identificar riscos, se antecipar ao problema e evitar prejuízos.

A consultoria jurídica é um serviço auxiliar ao empresário, que busca deixar a administração em conformidade com as normas legais. A atuação de forma preventiva auxilia a evitar surpresas e otimizar o planejamento empresarial. Além disso, uma consultoria jurídica garante atendimento imediato e personalizado em caso de necessidades urgentes.

Agora que você já sabe o que buscar na consultoria jurídica ideal para seu negócio, entre em contato conosco para receber uma indicação perfeita para suas necessidades!

Aproveite para continuar aprendendo: basta seguir as nossas redes sociais para ser informado das novidades! Estamos no Facebook, no Linkedin e no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *