Marketing e VendasMarketing digital para negócios: confira essas 5 dicas

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa, 92,1% das empresas estão nas redes sociais? Ou que 77,4% dos empreendimentos que atuam nas redes sociais afirmam que o engajamento da marca é um dos principais benefícios do marketing digital?

Dá para entender a importância dessa nova estratégia de marketing para as empresas: é uma forma de garantir uma presença forte na Web, construir uma audiência qualificada, ter vantagem contra a concorrência, ser referência, dentre diversos outros motivos.

No entanto, qual é a melhor forma de aplicar essa estratégia ao seu negócio? Bom, foi pensando exatamente nisso que montamos este artigo e reunimos as dicas que virão a seguir!

1. Conheça e estude os concorrentes

Para qualquer estratégia de marketing, conhecer bem os concorrentes é essencial. Não conhecê-los é um erro cometido por vários empreendedores. Com isso, você entenderá como evitar alguns erros que podem comprometer seu empreendimento.

Faça uma lista das principais empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você, visite seus websites, páginas na Internet e nas redes sociais, veja como seus serviços são avaliados pelos consumidores e quaisquer outras informações que conseguir obter.

Assim, você saberá contra quem está competindo, identificará possíveis gaps nos serviços já existentes e terá dados extremamente úteis para a hora de definir qual será a sua estratégia.

2. Foque no público-alvo e segmente

Conhecer bem o público-alvo é importante e muita gente sabe disso, mas a segmentação desse público é uma ferramenta útil não só para conhecê-lo melhor, como também para otimizar suas estratégias de marketing e comunicação.

Você poderá identificar a melhor linguagem a ser utilizada, como direcionar melhor o seu trabalho e gerará mais resultado por se relacionar com o público certo!

3. Crie um website e um blog

Claro, se estamos falando de marketing digital e sua intenção é aperfeiçoar o seu negócio, então, sua presença na Web é um dos pontos principais desse assunto.

O seu website deve ser montado levando em conta o público que o acessará e o que sua empresa tem a oferecer.

Enquanto isso, seu blog deve ser focado em produzir conteúdo relevante, exclusivo e atraente, sempre atentando às estratégias de SEO.

4. Aposte nas redes sociais

Como dissemos no começo do artigo, a maioria das empresas está nas redes sociais, mas qual é a razão dessa concentração? 

A razão é que mais de 100 milhões de brasileiros também se conectam diariamente nesses sites e, como você pode conferir em pesquisas, 94% dos internautas têm conta no Facebook, 57% utilizam o Instagram e 50% mantêm uma conta no Google+. 

Por isso, focar nas mídias sociais é uma ótima forma de se aproximar do seu público e de tornar o seu negócio conhecido!

5. Faça campanhas de e-mail marketing

Além de terem uma das melhores taxas de retorno atualmente, as campanhas de e-mail marketing também apresentam um custo bem mais baixo que as outras estratégias semelhantes.

Esse tipo de campanha pode ser personalizada de acordo com o seu público-alvo e tem resultados mensuráveis, o que o ajuda a entender em que você deve melhorar e o que deve continuar utilizando.

 É importante ressaltar que, quando se fala nesse tipo de marketing, é essencial explorar novos formatos e realizar testes com o público. Isto é, produzir apenas blog posts ou apenas vídeos pode não ser muito interessante.

Produza o mesmo conteúdo em formatos diferentes (sempre levando em conta seu público-alvo), veja quais dão mais resultados e atente ao feedback dos seus leitores e consumidores.

Seguindo essas dicas, você, com certeza, montará uma ótima estratégia de marketing digital e fará seus negócios crescerem no mercado!

Já que falamos da importância de atuar nas redes sociais, siga-nos no Facebook, no Twitter e no YouTube e conheça o conteúdo que produzimos por lá!

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