Gestão Familiar

Pontos fortes e fracos de uma Gestão Familiar

Profissionalização de uma gestão familiar  é o processo pelo qual uma empresa familiar ou tradicional passa a assumir práticas administrativas mais racionais, modernas e menos personalizadas.

As empresas familiares, atualmente, estão tendo muita dificuldade com a falta de objetividade no processo de profissionalização, tendo em vista que esta é a única saída para evolução e desenvolvimento de uma estratégia competitiva.

Gestão Familiar

 

Podemos citar alguns pontos fortes e fracos de uma Gestão Familiar:

  1. A entrega sacrificante da família nos momentos difíceis da empresa, na busca de disponibilidade de recursos financeiros e administrativos;
  2. Os interesses familiares representam fraquezas na parte financeira em algumas ocasiões, porém, em outras é fundamental para a recuperação da empresa;
  3. O orgulho e honestidade da família são responsáveis pela manutenção da empresa durante os tempos problemáticos que, em função de comportamentos ou de respeitabilidade do proprietário, são importantes para se conseguir empréstimos e créditos.

 

Critérios da promoção e hierarquia:

A promoção rápida de um parente na empresa, não em virtude de méritos mas, por causa dos laços familiares, revela a prática do nepotismo ou favoritismo. Este tipo de promoção faz parte de um modo de administração incorreto, no qual cada decisão tomada é como um problema da família, cheio de sentimentos emocionais. (RICCA, 1998).

A forma mais rápida e eficiente de aperfeiçoar um negócio é contratar uma Consultoria Empresarial, com o intuito de receber um diagnóstico e uma orientação para que ocorra uma melhoria que agregue valor ao produto que sua empresa oferece a seus clientes. 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta