Consultoria5 pilares das Reestruturações de Empresas

Reestruturar nada mais é do que reformular algo em novas bases estruturais, reorganizar. No caso das empresas, além de abranger essa definição básica da palavra, as reestruturações geralmente incluem uma combinação de vários elementos para alcançar os novos objetivos que são traçados a partir de uma vasta análise e identificação do que precisa mudar.

Não é nenhum segredo ou surpresa o fato de que toda e qualquer empresa precisa estar atenta as mudanças e exigências do mercado para que, além das atualizações e adaptações necessárias, possam identificar possíveis pontos de atenção e áreas internas que precisam de melhorias para que a empresa consiga avançar rumo a permanecer no mercado e conquistar novos clientes.

E é sabido também que criar novas estruturas ou reformular as antigas requer mais do que boa intenção e investimento, tem a ver principalmente com o empenho da equipe e seu comprometimento – considerando toda a hierarquia da companhia, para que as mudanças e reestruturações realmente alcance o que se propõe de forma alinhada e que faça sentido para todos.

Nesse sentido, de fortalecer a unidade e marca, os cinco principais pilares que são comumente incluídos em uma reestruturação de empresas são:

  1. Alinhamento de estrutura organizacional: isso pode incluir ajustes na estrutura de gerência e a reengenharia de processos para melhorar a eficiência operacional.
  2. Corte de custos: pode incluir a redução de despesas, a eliminação de gastos desnecessários e a revisão de contratos para garantir que a empresa esteja gastando dinheiro de forma sensata.
  3. Melhoria da eficiência: que pode incluir a automação e otimização de processos, o que impacta diretamente qualquer fluxo de um negócio. E a implementação de tecnologias e ferramentas que ajudam a potencializar essa eficiência gerando mais eficácia e assertividade por parte da empresa.
  4. Revisão financeira: inclui a revisão de fluxo de caixa, análise de equilíbrio financeiro e estratégias para gerar receita e melhorar a rentabilidade.
  5. Redefinição de estratégia: que pode incluir a revisão de objetivos e estratégias de negócios para garantir que a empresa esteja alinhada com as necessidades do mercado e dos clientes.

É importante ressaltar ainda que esses são alguns dos principais pilares das reestruturações de empresas. No entanto, a abordagem bem como estratégias e métricas específicas podem variar, dependendo das necessidades da empresa, das características do seu setor e da reformulação pretendida. Por isso, o ideal é contar com o apoio de empresas como a Avante que realiza a avaliação/análise da companhia, elabora o plano de reestruturação e sua implantação.

Benito Pedro Vieira Santos – CEO da Avante Assessoria Empresarial (empresa associada ao Grupo Alliance) – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *