Ser um empreendedor é um caminho que envolve muitas questões até mesmo ganhar dinheiro com a venda do negócio criado. Muitas vezes passa pela cabeça de um empresário a frase “quero vender minha empresa”. Contudo, para que essa ideia realmente seja levada para frente é preciso que se busque bons resultados financeiros e para isso é preciso algumas preocupações muito antes da venda.

Achar o preço justo é fundamental para qualquer produto, inclusive uma empresa. O preço justo é facilmente compreendido pelas partes, pois não esconde artimanhas. E assim o negócio é fechado com mais facilidade. E todos ficam satisfeitos, antes e depois da venda.

Infelizmente, muitas vezes o preço não é aquilo que o proprietário imaginava ou precisava para viabilizar algo pretendido a ser feito com o dinheiro. Quando isso acontece, a maioria das pessoas opta por manter e melhorar o negócio até o mesmo chegar no valor de mercado que seja satisfatório.

Existem fatores que elevam o valor de uma empresa, como explica José Augusto Barbosa, Contador, Auditor e Perito da empresa especialista em auditoria Audcorp. “Exemplo para aumentar valor pode ser investir em produtos e serviços diferenciados e de qualidade, além de boas estratégias de venda é o ponto de partida, e se traveste na principal ação para a captação de clientes”.

“Também se caracterizam como relevantes para agregar valor à empresa, a aliança dos seguintes fatores: conhecimento do ramo em que atua, inovação e capacitação na gestão. Não menos importante, o relacionamento com os clientes constrói a fidelização, que é fundamental para agregar valor à empresa e aumentar o valuation”, complementa citando alguns pontos.

Aumentar o valor da empresa é uma boa estratégia para conseguir investidores ou até para vender o negócio. Conhecido no mercado pelo termo valuation, o cálculo considera principalmente a capacidade de gerar caixa e crescer.

“Nesta linha, deve-se atentar para os seguintes fatores que são essenciais para viabilizar a existência, valor e continuidade operacional de uma empresa: possuir produtos e serviços de qualidade; motivação da equipe; implementar ações para fidelização dos clientes; capacidade para gerar um caixa sólido e constante; competitividade; habilidade para inovar no que for preciso; investimento no mercado digital; utilização de sistemas de gestão; capacitação; atenção às tendências do mercado; atenção com a marca; cuidados com o patrimônio; não misturar finanças da empresa com a pessoal; se valer de especialistas para calcular o custo, preço e respectiva margem de lucro do seu produto”, detalha o especialista a Audcorp.

Importante é que existem estratégias inteligentes que fazem suas empresas valerem muito mais, duas delas que devem ser destacas, por possuírem grande valor e que possuem uma relação muito forte com a clareza de dados do negócio são realizações de auditorias e implementação de sistema ERP.

Auditoria

“Em vários momentos somos indagados, se de fato, a auditoria externa agrega valor ao negócio ou se justifica apenas para cumprimento normativo. É inegável que ela existe para cumprimento normativo ou mesmo uma certificação, mas da mesma forma é inegável que agrega valor ao negócio”, detalha José Augusto Barbosa.

Ele explica que considerando um cenário complexo quando se foca na administração dos negócios, as empresas necessitam de que seus balanços representem sua real posição patrimonial e financeira. E com essa finalidade os auditores são contratados, ou seja, para auditar balanços e emitir uma opinião sobre os mesmos.

Essa opinião sobre as demonstrações financeiras, formalizada em um relatório emitido pela auditoria contratada, será utilizado para análise de bancos, clientes, fornecedores, ou seja, o mercado em geral que tem interesse em informações seguras sobre o desempenho da empresa, eis que enxerga com maior transparência e credibilidade uma empresa que tem seu balanço auditado.

A Audcorp detalha vantagens ou benefícios que uma revisão de auditoria independente pode contribuir para os negócios empresariais, e consequente valorização do empreendimento perante o mercado e investidores:

  • As informações obtidas com a auditoriasão baseadas em dados e números concretos, valendo do cumprimento das melhores práticas contábeis e de governança; por isso gera maior confiança dos interessados, em razão da melhor transparência nas ações realizadas pela empresa;
  • São avaliadas situações de riscos e contingências, podendo ser estabelecidas propostas para soluções eficazes que venham a amenizar eventuais perdas pela empresa;
  • Conforme mencionado, garante a credibilidade e confiabilidade das informações financeiras, permitindo que seja divulgada a real situação econômica e financeira da empresa, e em decorrência maior acesso ao crédito e com taxas mais favorecidas;
  • Com uma melhor mensuração das atividades contábeis, consequentemente, os gestores terão informações mais precisas e detalhadas sobre a situação econômicado negócio, podendo tomar decisões mais confiáveis e acertadas.
  • Na prevenção de erros e fraudes, quando a ideia é avaliar a eficiência dos controles utilizados pela empresa e se suas atividades estão sendo executadas conforme o planejamento;
  • Facilitar no ingresso de novos sócios ou investidores, como também em situações de venda, fusão ou aquisição.

ERP

A tecnologia com certeza também valoriza uma empresa, principalmente no que diz respeito a gestão e nesse ponto um ERP se mostra fundamental. Para entender ERP possibilita o Planejamento de Recursos Empresariais por meio de um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único lugar.

“Os benefícios e a valorização de uma empresa com um sistema ERP são claros, pois ele permite uma melhor visão do negócio, sendo que esse é um sistema que integra todos os setores de uma organização e deixa os processos mais eficientes e otimizados. Assim ele existe para ajudar e aumentar em muito o valor de um negócio”, explica Fábio Rogério, Co-CEO da ALFA Sistemas e especialista em ERP.

Ele conta que atualmente muitas pessoas estão buscando esse sistema para valorizar seus negócios, uma grande demanda por exemplo vem das startups que busca esses sistemas pois perceberam que eles são muito importante na hora de buscar investidores para os negócios, já que esses consideram isso um grande diferencial.

“A ferramenta de gestão disponibiliza para pretendentes de compra um amplo mapeamento de todas as atividades do negócio. Com isso, a empresa ganha em valor, agregando dados estratégicos de caixa, vendas, compras, marketing, recursos humanos, finanças, dentre outras áreas, o que possibilita ter uma visão global de todos os processos organizacionais”, explica Fábio Rogério.

Uma empresa possuir ERP é sinônimo de ser uma empresa com planejamento e acompanhamento, pois o software proporciona diminuição de falhas e melhor análise de resultados, com isso se aumenta a confiança na tomada de decisões de investidores que possam querer adquirir um negócio.

Veja como um ERP pode alimentar um investidor com dados positivos:

Segurança de dados – ERPs auxilia a manter um alto nível de segurança de dados, sendo que com ele se tem único sistema de entrada. Além de possibilitar criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar determinadas informações.

Transparência Ampla – Com um software se tem acesso total a todos os processos importantes em seus negócios. Isso de forma que seja facilmente acessível a possíveis investidores. Além disso, a disponibilidade de todas as informações da sua empresa em um local centralizado permite maior colaboração.

Relatórios aprimorados – O benefício de se ter um sistema de relatórios unificado para cada processo e disponíveis a qualquer momento faz toda a diferença, permitindo analisar e comparar dados.

Melhor eficiência – Ter esse sistema se mostra ser uma empresa eficiente, tendo quase sempre esforços e tempo para processos reduzidos. Com isso se consegue minimizar ou eliminar processos manuais repetitivos, aumentando a capacidade de inovação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *