Witec

Workshop da Witec debate segurança e transformação digital

A Witec It Solutions promoveu no último dia 20 de março o workshop Segurança e transformação digital. O objetivo foi debater a necessidade das empresas em darem saltos tecnológicos, com o uso de ferramentas inovadoras, possibilitando o aumento da produtividade, a partir de um ambiente colaborativo, e minimizando problemas de segurança.

O evento foi realizado em parceria com o Grupo Alliance e reuniu um grande número de pessoas no auditório da Confirp Consultoria Contábil, no Jabaquara. Ao final os participantes se mostraram bastante motivados com o ciclo de palestras que foi conduzido pela Digital Influencer da área de TI e criadora do Blog “Falando em Nuvem”, Carol Lagôa.

Na busca de sanar dúvidas e orientar profissionais e empresas, foram realizadas duas palestras principais que falaram sobre as maiores ameaças virtuais e como proteger-se delas.

Vazamentos de dados e ransomwares 

A primeira palestra foi com CEO da empresa especializada em segurança digital ECO IT e autointitulado “hacker do bem” Vinícius Durbano, explicando sobre a maior incidência de vazamentos de dados e ransomwares  quando se trata de malware (vírus).

“O Brasil é o 2º país que recebe mais ameaças de ransomware no mundo e 51% das empresas brasileiras já foram vítimas de algum tipo de ataque digital”, explicou em sua apresentação

Também foi explicado que ransomwareé um software malicioso (malware) que infecta o computador atingido, bloqueando o acesso do usuário às informações da máquina e exigindo o pagamento de um “resgate” para que esse acesso seja liberado.

As 2 principais formas de contrair e espalhar o ransomware é por envio de e-mails infectados ou invasão de redes e sistemas vulneráveis. Essa é uma das razões que faz o backup dos arquivos ser tão importante, protegendo , mas não evitando totalmente a ameaça.

O Especialista Deixou 3 Lições para aumentar a segurança: invista sempre em pessoas e processos de segurança; dinheiro não compra saúde, nem segurança, e preço e prazo se negociam, confiança, não.

Também foi mostrado que, com a rápida evolução da tecnologia a prevenção não é o suficiente, a segurança das empresas deve ser estruturada de forma estratégica, com planos tanto de prevenção das ameaças (antivírus, softwares, protocolos de segurança, etc) como a empresa deve ter, também, planos de contingência no caso de ataque.

Witec It Solutions

A segunda palestra do dia foi com o CEO da Witec It Solutions, Marco Lagôa, que fechou o Workshop apresentando boas práticas e ferramentas adequadas para melhorar a produtividade da empresa e proteger os dados.

Um dos pontos apresentados é que o pacote do Office 365 da Microsoft é uma ferramenta completa quando o assunto é segurança em armazenamento de dados e serviços em nuvem.

Desde backups automatizados pela ferramenta sugerida pela Microsoft: Dropsuite, passando pela comunicação interna e reuniões por videoconferência todas gravadas em cloud pelo App Teams, até a biblioteca de arquivos e gestão de projetos compartilhados pelo App Sharepoint.

Marco também destacou a importância das políticas internas de segurança de cada empresa, pois muitas vezes o vazamento de dados e abertura de rede se dá por falta de atenção ou conhecimento dos próprios funcionários. Enfim, como lição do evento se teve que planejamento e prevenção são os caminhos para prevenção.

O evento também contou com Welcome Coffee e apresentações do Grupo Alliance, do Confirp Digital e da Camillo Seguro que apoiaram o evento.

Conheça mais o Grupo Alliance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *