Tecnologia E Marketing

Tecnologia e marketing: por que aproximar esses setores da empresa?

Cada vez mais, os ramos de tecnologia e marketing caminham em conjunto dentro das empresas. A união desses setores tem trazido diversos resultados positivos, bem como a perda de clientes para aqueles que ignoram a necessidade de atualização. O uso de dados para criar uma experiência personalizada para os clientes e as novas formas de interação online mudaram para sempre as estratégias de vendas.

A tecnologia ganha cada vez mais espaço no mundo e tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e também como compram. Por isso, negligenciar a integração entre tecnologia e marketing é um erro fatal.

Quer saber mais sobre como integrar tecnologia e marketing para uma estratégia vencedora? Continue acompanhando este artigo! Traremos dicas valiosas para incrementar suas vendas!

Como a tecnologia é utilizada no marketing?

Com o aumento do uso da internet para a realização de transações comerciais, o comportamento dos compradores passou a ser fortemente influenciado pela tecnologia. Com as informações disponíveis online e em grande quantidade, os compradores passaram a ter um grande poder no processo de compra.

Toda marca precisa ter presença online, preferencialmente em todas as plataformas em que estão os possíveis clientes. Se antigamente a melhor propaganda era a boca a boca, atualmente isso continua valendo, mas acontece por meio das redes sociais. Nesse sentido, uma presença online efetiva é a parte mais básica da estratégia de marketing de qualquer setor.

Para alcançar o consumidor é preciso entender essa dinâmica e utilizar a tecnologia a favor das vendas da empresa. Atualmente, todas as estratégias de marketing contam com algum tipo de inovação tecnológica que lida com o consumidor de forma bastante diferente da tradicional.

Algumas das diversas aplicações da tecnologia no marketing são:

  • uso de inteligência artificial para atendimento ao cliente, monitoramento de mídias sociais, reunião e análise de dados;
  • aplicação de análises de Big Data no planejamento de marketing;
  • integração de redes sociais às ações de marketing;
  • comunicação e atendimento a clientes por meio de plataformas online e redes sociais;
  • produção de conteúdo para inbound marketing.

Marketing não é tecnologia, nem nunca será, pois é uma forma de alcançar os consumidores. Da mesma forma, os setores de marketing e tecnologia não são a mesma coisa nem cumprem as mesmas funções. O que interessa é a aproximação dessas duas realidades e a sinergia criada ao incorporar as ferramentas e os processos tecnológicos às estratégias de marketing.

Quais os benefícios?

Ao repensar as estratégias de marketing da empresa, diversos benefícios podem ser obtidos com o uso das ferramentas e processos tecnológicos adequados. Veja a seguir como sair ganhando com a integração entre tecnologia e marketing:

Maior integração entre marketing e vendas

O uso de ferramentas integradas facilita a atuação conjunta das ações de marketing e vendas. Assim, todos conseguem ter uma visão conjunta das principais fontes de novas contratações, bem como quais são os seguimentos que precisam de melhorias. A integração elimina barreiras e facilita a comunicação e o trabalho em equipe.

Melhoria na gestão

Plataformas automatizadas podem organizar melhor o fluxo de trabalho para que as ações sejam tomadas de forma otimizada. Assim, os processos são realizados na ordem correta e todas as fases podem ser analisadas em conjunto a fim de diagnosticar o desempenho das ações.

Aprimoramento da experiência do cliente

Quando a tecnologia é utilizada para melhorar o alcance e a comunicação com os consumidores, isso gera um efeito positivo na experiência do usuário. Adotar tecnologias que facilitem essa interação é extremamente importante para a retenção de clientes.

Nos dias de hoje, por exemplo, há uma tendência à migração para o uso quase exclusivo da internet em dispositivos mobile. Se sua empresa ainda não conta com ferramentas adequadas e amigáveis para esse tipo de acesso, está atrasada! O foco das estratégias de marketing atuais deve ser sempre oferecer a melhor experiência do cliente com a marca.

Como fazer a integração dos setores?

Analise o contexto atual

Veja quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na empresa e quais podem ser melhor exploradas. Faça um diagnóstico de quais são as informações utilizadas pela equipe de marketing e suas fontes. Olhe para o desempenho das estratégias de marketing no ano anterior e veja o que poderia ser aprimorado com o uso da tecnologia.

Avalie a infraestrutura de cada setor

Descubra quais são as ferramentas e profissionais que sua empresa tem hoje. Pense em termos de qualificação dos profissionais, orçamento e infraestrutura. Se alguma área não tiver orçamento ou as ferramentas necessárias para executar o que se planeja, a integração se torna impossível.

Invista em melhorias em tecnologia e marketing

Caso perceba que existe a necessidade, invista em algum tipo de software, melhorias na estrutura física ou na contratação de novos funcionários. Assim, será possível aumentar a efetividade das iniciativas e ampliar o alcance das estratégias de marketing. Encare as aquisições e as contratações como investimentos que trarão novos negócios para a empresa.

Contrate profissionais que transitam entre os dois mundos

Os profissionais de marketing precisam entender o suficiente de tecnologia para saber lidar com dados e análises complexas que receberão. Os profissionais de tecnologia precisam entender os motivos pelos quais estão coletando dados e utilizando determinadas ferramentas. Colaboradores que entendam das duas áreas são ideais para prover a integração entre tecnologia e marketing.

Alinhe os indicadores-chave

Os setores de tecnologia e marketing devem realizar o planejamento juntos. Assim, todos terão a mesma noção de quais são os resultados desejados e quais serão as métricas de desempenho utilizadas para verificar o sucesso das iniciativas. Se cada setor imagina um panorama diferente, torna-se impossível integrar as estratégias.

Uma empresa especializada pode lhe oferecer indicações seguras para aprimorar a integração entre marketing e tecnologia em sua empresa. Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro com a tomada de decisões embasadas.

As empresas que desejam modernizar suas estratégias de vendas precisam aliar tecnologia e marketing. O uso de dados e ferramentas adequadas permite uma análise detalhada, possibilitando a criação de um planejamento estratégico que englobe ações, monitoramento e projeções.

Se você gostou deste artigo e deseja conhecer mais sobre o assunto, além de aliar tecnologia e marketing na sua empresa, entre em contato conosco. Podemos indicar soluções perfeitas para seu negócio!

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