Reduzindo custos com telefonia e internet

O sistema de telefonia e internet no Brasil ainda é muito caro, pensando nisso separamos algumas dicas, que vão ajudar você reduzindo custos gradativamente:

Mesmo diante de um custo alto de telefonia e internet, hoje, somos quase que movidos por celular e internet; logo, temos que verificar maneiras de reduzir tais custos. As pessoas com uma boa Educação Financeira não sofrem muito com este problema, enquanto que as que não detém esse nível de conhecimento gastam absurdos em contas telefônicas e planos de telefonia.

Neste caso, é importante uma reeducação financeira imediatamente. O primeiro passo é averiguar quanto está se gastando com essa finalidade e, para tal, é necessário que, durante o período de um mês, se faça um apontamento de despesas e anote todos os gastos, inclusive com telefonia e internet.

Precisamos verificar o porquê de nosso gasto ser tão alto. Muitas vezes, utilizamos telefones pré-pagos e pós-pagos de forma incorreta, ou seja, realizamos ligações, baixamos aplicativos em smartphones sem nenhum tipo de controle, etc. Temos no mercado uma série de aplicativos que nos ajudam a reduzir custos com telefonia, dentre eles os aplicativos que consultam os números e suas operadoras para ter desconto.

Temos que ficar também atentos a certos detalhes, como o tempo de duração da chamada, o horário da ligação, se é DDD (Discagem Direta à Distância) ou DDI (Discagem Direta Internacional) e se o número é de telefone fixo ou móvel. Usar o telefone apenas quando for realmente necessário também é um passo importante para diminuir o gasto.

Aproveitar as tarifas reduzidas é uma maneira de salvar dinheiro com telefonia, chamadas feitas de segunda a sexta-feira, das 0h às 6h, de sábado e domingo, após as 14h, e feriados, o dia todo, são mais baratas, por exemplo.

No caso de quem tem acesso à internet banda larga, alguns aplicativos de conversa por mensagens instantâneas podem ser uma boa opção para economizar na conta. Conversas de áudio ou áudio e vídeo são alternativas para quem é familiarizado com ferramentas online e precisa falar por horas ao telefone. Temos como exemplo os seguintes aplicativos: Viber, Skype e o WhatsApp.

A conscientização da família é importantíssima; converse com todos os membros da família sobre sonhos para que eles possam se envolver e reduzir custos. É viável o bloqueio para ligações interurbanas e para celulares. Essas são apenas ideias de como controlar esse uso.

Mantenha o 3G desligado – Esse é um dos principais responsáveis pelo consumo de dados, logo senão estiver utilizando aplicativos, desligue e você terá uma grande economia no final do mês. No entanto, se tiver que usar, é mais interessante contratar o 3G do que usar o tráfego avulso de dados, pois as operadoras não costumam cobrar o consumo excedente de internet.

Desligue o roaming do seu celular em viagens! – Quando estiver viajando para fora do país, desabilite as configurações de roaming do seu celular. Planeje-se para cada viagem, descubra como se comunicar mais barato em cada país. Várias operadoras de outros países oferecem planos específicos de curto período que facilitam a vida do turista. E, para falar no Brasil, use o Skype! Você só vai precisar de uma internet!

Enfim, convocando a família para uma reunião e mostrando a importância da Educação Financeira e como ela poderá ajudar na realização dos sonhos, todos se empenharão na meta de reduzir e controlar consumo com telefonia e irão salvar dinheiro, poupando e investindo para a realização de diversos sonhos.

Não precisa abandonar o celular nem o telefone fixo e internet, apenas se reeducar financeiramente para utilizá-los da melhor maneira.

Fonte: DSOP Educação Financeira