Tecnologia E Marketing

Reconhecimento facial – a segurança está na sua cara

Lembra dos filmes de ficção científica no qual para acessar um local uma câmera avaliava sua cara. Pois saiba que aquele que era um futuro distante virou o hoje. Essas tecnologias já são utilizadas por empresas em quase todo o mundo e também no Brasil.

“Reconhecimento facial é uma das principais tendências de segurança para o futuro e presente. Para muitas pessoas essa tecnologia remete a filmes futuristas, mas ela é mais real do que se imagina. Esse sistema controla o acesso de um determinado local por meio de leitores faciais, logo na entrada do estabelecimento, tudo gerenciado por um software que reconhece o indivíduo e libera e controla a sua entrada”, explica Gabriel Borba da GB Serviços, que fornece esse serviço no país.

Um destaque é que esse sistema de acesso é mais eficiente e moderno do que a biometria, reconhecendo as medidas do nosso rosto, que são como uma impressão digital. Com isso também é possível criar limitações no acesso, podendo ser essa de local ou horário.

O sistema de reconhecimento facial, porém não funciona de forma isolada. “É preciso que esses sistemas estejam alinhados juntamente com as barreiras físicas disponibilizadas no local, com isso controla todo o acesso a um local, permitindo 100% de controle de quem acessou o ambiente, com data, hora, tempo de permanência e local acessado”, explica Gabriel Borba.

Não há invasão de privacidade, é apenas um cadastro comum, uma foto, como já é feito quando se visita prédios comerciais. Mas com muito mais facilidade e agilidade para todos. Isso mostra como o mundo está mudando e é preciso se adequar a essa nova realidade, com uma maior proteção que possibilita a segurança que os negócios e as famílias merecem, para o desenvolvimento e crescimento em harmonia.

Para empresas

Se essa tecnologia funciona para segurança de espaços físicos, o resultado também é muito positivo para marcação de ponto dos trabalhadores, principalmente em um mundo com forte experiência de home office pós coronavírus

Exemplo é a parceria fechada entre o Confirp Digital e a Let´s Work, que traz uma tecnologia com Reconhecimento Facial e Geolocalização com interação automática com o Confirp Digital. O objetivo é trazer uma solução de marcação de ponto aos nossos clientes, mas com um objetivo ainda maior de eliminar trabalhos repetitivos e duplicados da área de Recursos Humanos

As vantagens são diversas, como por exemplo:

  • Através de dispositivo móvel ou tablet a marcação é realizada por reconhecimento facial e geolocalização;
  • No relógio atual você precisa fazer a troca de bobina de papel, nessa ferramenta o comprovante é enviado para e-mail do colaborador;
  • As marcações são atualizadas em tempo real e tanto RH como o gestor de equipe podem realizar as consultas de marcações pela internet;
  • O gestor pode receber notificações diárias e semanais em relação a faltas, atrasos, horas extras e inconsistências;
  • Através de app o funcionário tem o controle das suas batidas, solicitações de correção, abono e horas extras. Além de ter todos os espelhos fechados e assinados via reconhecimento facial na palma de sua mão.

Como pode ver o reconhecimento facial é um sistema desenvolvido para identificar uma pessoa por meio de imagem ou vídeo. Essa tecnologia já existia, mas seu uso se tornou mais perceptível e acessível nos últimos anos, pois agora ela é usada em soluções inovadoras, como aplicativos pessoais de foto e autenticação secundária para dispositivos móveis. Isso tudo proporciona grande segurança para todos, sociedade, empresas e trabalhadores.

Compartilhe