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Qual o valor de sua empresa?

Que empresário que nunca parou para pensar: Qual valor da sua empresa? Contudo, para a obtenção de uma resposta o caminho não é tão simples como se aparenta, sendo necessários diversos cálculos. Importante é que o valor de uma empresa muitas vezes parte de métodos subjetivos e orientados aos objetivos das partes interessadas.

É fato que todas as conquistas alcançadas pelos fundadores da referida empresa nunca poderão ser equiparadas a nenhum valor que possa ser mensurado. Na hora de buscar um sócio investidor para uma expansão ou vender o negócio para partir para uma nova fase em sua vida é comum que os proprietários encontrem métodos de atribuir um valor equivalente a carga emocional que seu empreendimento representa.

Já a parte interessada em comprar um negócio sempre buscará meios de reduzir o valor de sua empresa para que o retorno do investimento seja no menor tempo possível.

No mercado de pequenas e médias empresas é comum se ouvir que o valor de uma empresa deve ser calculado multiplicando o seu faturamento bruto mensal por seis vezes, ou multiplicando o lucro líquido anual por dez anos, ou ainda o valor do estoque multiplicado por seis, entre outras fórmulas mágicas.

A verdade é que estes métodos são superficiais e não analisam aspectos importantes da empresa como expectativas futuras, risco do negócio, carteira de clientes, concorrência, qualidade da gestão, segmento de mercado e outros aspectos qualitativos.

Para uma avaliação baseada em procedimentos contábeis e financeiro, podemos destacar quatro métodos para calcular o valor de sua empresa. São eles:

Avaliação do Valor pelo Patrimônio Líquido

Essa é uma forma simples de determinar o valor de uma empresa através da leitura do balanço patrimonial.

Soma-se todos os ativos registrados como máquinas, equipamentos, prédios, instalações, estoques, dinheiro em caixa e desconta-se os passivos como dívidas e obrigações financeiras com funcionários, fornecedores, impostos, bancos e outras entidades.

Esse método, na maioria das vezes, resulta num valor abaixo do que a empresa valeria no mercado ou nos outros métodos de cálculo. Normalmente é utilizado na saída consensual de um dos sócios.

Avaliação do Patrimônio ao Valor de Mercado

Nesse método, será realizado o levantamento de todos os ativos e passivos da empresa como no método anterior, porém os bens serão avaliados a valor de mercado. Para isso serão avaliados os ativos com a finalidade de implantar uma empresa nova com a mesma estrutura, considerando os efeitos de amortização, depreciação, exaustão, taxa de juros, inflação, etc.

Apesar de resultar num valor de empresa mais condizente com o valor de mercado, ainda é um método limitante, pois olha apenas para o patrimônio acumulado.

Método de Avaliação por Múltiplos

Esse método faz uma comparação entre empresas do mesmo segmento, que possuem produtos parecidos e atendem clientes do mesmo tipo.

É um método utilizado quando existem negócios semelhantes para comparação, geralmente com empresas listadas na bolsa. Como o valor de suas ações é conhecido, fica fácil calcular o seu valor de mercado, bastando multiplicar pela quantidade de ações que compõe o capital.

O objetivo é encontrar o valor médio das ações das empresas comparadas para então calcular o valor da empresa avaliada multiplicando o valor encontrado pelo EBTIDA.

O método é importante como referência, mas é muito difícil este tipo de avaliação para pequenas e médias empresas, por terem realidades muito distantes das empresas de capital aberto.

Método do Fluxo de Caixa Descontado

Para avaliar pequenas e médias empresas esse é o método mais recomendado e mais utilizado, principalmente por ser o mais confiável, pois baseia-se no fluxo de caixa gerado pelo empreendimento.

Tão ou mais importante que o patrimônio acumulado pela empresa é a sua capacidade de gerar negócios futuros. Com base em seu fluxo de caixa e taxa de crescimento históricos, o fluxo de caixa é projetado para o futuro. Então aplica-se uma taxa de desconto baseada no custo de capital para trazer o resultado ao valor presente.

Essa metodologia também considera nos cálculos os lucros, depreciação dos imobilizados, investimentos em ativos planejados, prazo médio de estoques, de pagamentos e de recebimentos, de necessidade de capital de giro, assim como a perpetuidade do negócio.

Como calcular

A conta não é simples, para se chegar a um valor mais coerente também devem ser considerados os aspectos qualitativos como carteira de clientes, marca, posicionamento frente a concorrência, estrutura administrativa e operacional, contratos em vigência e em negociação.

Muitas vezes será necessário utilizar vários métodos para mensurar o valor da sua empresa. Definido o objetivo da avaliação, através de uma análise ampla de suas demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial e o DRE, será possível diagnosticar qual ou quais os métodos deverão ser utilizados.

A avaliação de empresas, apesar de baseada em números, está sujeita a algumas subjetividades, por isso é importante que seja realizada por uma empresa com profissionais especializados, o que trará um diagnóstico mais realista para suportar a realização do seu planejamento estratégico.

Fernando Prado de Mello – Diretor Executivo da Saraf Controle Patrimonial, empresa associada ao Grupo Alliance

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