PLR

Sete perguntas sobre PLR : Participação nos Lucros ou Resultados

PLR, ou Participação nos Lucros ou Resultados, é um modelo de remuneração que tem como objetivo alinhar as estratégias da organização com os anseios individuais dos colaboradores.

O pagamento se dá com o atingimento de metas pré-estabelecidas, numa relação ganha-ganha. Apesar dos benefícios, este é um tema que ainda sofre grande preconceito nas empresas, principalmente pelo fato dos empresários acreditarem que essa política terá reflexos negativos nos ganhos finais, o que é um grande erro. Esclareça, a seguir, as principais dúvidas sobre o tema.

Quais os impactos que ele proporciona nas empresas?

O principal resultado é o sentimento de que os colaboradores fazem parte dos resultados da empresa e, consequentemente, poderão ocasionar aumento dos ganhos. E a empresa poderá elevar seus resultados e manter os custos fixos controlados, pois o PLR é pago somente ocorre quando há resultados.

Ainda existe resistência em relação a pequenas e médias empresas?

Sim. Os principais motivos são desconhecimento da lei e metodologias, e sobre o quanto este modelo pode alavancar os negócios; e a sensação de insegurança e dificuldades nas negociações com os sindicatos, pois o PLR só terá validade com a homologação junto ao órgão.

O pensamento de muitos empresários em não compartilhar lucros é errado?

Sim. Isso ocorre porque muitos entendem que esta remuneração se tornará uma despesa sem retorno, o que é um equívoco, pois todos os pagamentos são atrelados a metas estabelecidas, que devem ter o foco no retorno econômico da empresa.

A divisão dos lucros deve ser igualitária ou proporcional a salários?

Nem sempre o valor a ser pago será o mesmo, pois dentro do sistema de PLR, os resultados departamentais e individuais poderão variar de um colaborador para outro. Assim, é necessária uma metodologia que garanta que todos realmente participem do resultado, seja em equipe ou individualmente. O PLR poderá ser desenvolvido tendo como base o salário nominal.

Devem existir metas por áreas e individuais para conquista do objetivo?

Sim. Por departamento, avalia-se e remunera-se pelo resultado do trabalho em equipe. Individualmente, o retorno se dá pelo seu resultado atingido, participação do colaborador com qualidade no processo e execução de tarefas.

Quais os principais erros cometidos em relação ao PLR?

Alguns deles são: desenvolvimento de metas que não refletem no resultado final da empresa; metas não mensuráveis e inatingíveis; deixar de envolver os colaboradores no desenvolvimento e aprovação do sistema; não realizar projeções de resultados, estipulando valores a serem pagos superiores ao possível de ser cumprido; e não homologar no sindicato representativo.

Celso Bazzola – Consultor em recursos humanos, palestrante e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH. 





Digite as letras no campo abaixo:
captcha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *