Desafios Das Pequenas E Médias Empresas

Desafios das pequenas e médias empresas: Como superar!

As pequenas e médias empresas são as que compreendem o maior grupo econômico do país, e em sua maioria possuem um mesmo objetivo que é o crescimento, mas para tanto estas enfrentam um grande problema que é a carência operacional, principalmente em relação a serviços que não são de sua atividade fim.

Características do pequeno e médio empreendedor:

Isto porque, se entende por pequenas e médias empresas (afastando conceitos legais) às que possuem pequeno quadro de funcionários, reduzidas estruturas operacionais, financeiras e comerciais. Estas são geralmente dirigidas pelo sócio fundador e quadros da família.

Um dos fortes motivos para tão curto espaço de tempo de existência de vida das pequenas e médias empresas é a carência de estrutura operacional que permita administração contínua e técnica o suficiente para garantir sua continuidade mercadológica.

Fatores essenciais para manutenção e saúde empresarial:

Em razão das empresas serem familiares, as mesmas esimg-pequenas-empresastão focadas apenas em suas qualidades técnicas profissionais de acordo com seu ramo de atividades, sem conhecimento de áreas relevantes para manutenção e saúde das empresas, tais como:

  • Formação de preços;
  • Rotinas contábeis e administrativas;
  • Questões legais;
  • Boa apresentação e visibilidade em seu site;
  • Boa apresentação impressa (folder, flyer e ou cartão de visita). 

Enfim, a lista de necessidade é enorme e os custos muitas vezes também, sendo obrigatória a terceirização destes serviços.

Para piorar a situação, a busca por custos baixos e a falta de conhecimento de mercado levam essas empresas a contratações de terceirizados desqualificados que podem refletir em grandes problemas, retrabalho e até mesmo prejuízos. Histórias de empresas que foram à falência por causa de erros de terceiros não faltam, principalmente quando os orçamentos são apertados, como ocorre nas pequenas e médias.

A solução para os possíveis problemas enfrentados:

Existe solução? Sim, as indicações seguras e a busca por empresas de reputação no mercado. Mas mesmo assim as pequenas e médias continuam com dificuldades, pois na maioria das vezes seu network é reduzido. Pensando nisso que uma tendência no mercado são as associações de indicações, como é o caso do Grupo Alliance, formado por empresas que possuem soluções para este tipo de carência técnica.

Oferecendo ao mercado das pequenas e médias empresas, indicações seguras de suas empresas associadas, as quais atuam em diferentes segmentos, com nichos específicos para empresas de pequeno e médio porte, enseja no suporte administrativo adequado e sadio ao grupo de médias e pequenas empresas.

Rosa Sborgia, da diretoria e uma das fundadoras do Grupo Alliance. Sócia da Bicudo Marcas e Patentes.

Ficou com dúvidas? Alguma sugestão?
Entre em contato conosco:




Digite as letras no campo abaixo
captcha