O que é um educador financeiro?

O que é um educador financeiro?

Desde que foi criada a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) uma pergunta que tenho escutado constantemente é: O que exatamente é um educador financeiro? Por isso reservei estas linhas para buscar esclarecer um pouco sobre o tema.

Educador financeiro nada mais é do que uma nova profissão que já se consolidou junto ao mercado, proporcionando centenas de pessoas novas oportunidades de negócios, ganhos e, principalmente, a oportunidade de auxiliar toda sociedade. O que diferencia estes profissionais dos consultores financeiros e que esses não mechem apenas com números, tendo uma abordagem comportamental, buscando a mudança de hábitos e costumes.

A necessidade destes profissionais se mostrou mais relevantes após a Crise Financeira Mundial de 2008, que em grande parte foi resultado de uma bolha de consumo, no qual o endividamento da população de países Europeus e do Estados Unidos da América levou a falência diversas instituições financeiras em todo mundo.

O reflexo foi direto na população, com queda no índice de emprego e com diversas famílias quebrando financeiramente. A grande lição do medo gerado desta situação foi que havia a necessidade do consumo consciente e, consequentemente, da educação financeira para que as pessoas se tornasses autossustentáveis financeiramente.

Certo, após esta rápida introdução sobre o que é um educador financeiro e em que contexto sua presença se fez necessário para o mercado, chegamos a outro ponto relevante, qual o campo de atuação deste profissionais? Por mais que possa parecer ambicioso, não existem limites de atuação para estes profissionais.

O educador financeiro não é um especialista em investimento, e sim um profissional que ensina e educa, podendo atuar em empresas, em conjunto com a área de recursos humanos ou mesmo com os diretores, em escolas, atuando com professores, crianças e famílias, em instituições, organizações sociais ou até mesmo de forma individualizada. Mostrando uma nova maneira de lidar com o dinheiro fazendo com que ele realmente seja entendido como meio para realizar os sonhos materiais

Lógico que a questão de como investir também está englobada nesta temática, entretanto, somente se poderá aprender a investir, se antes aprender a poupar, o que são questões bem diferentes.

Enfim, a profissão de educador financeiro é uma realidade que veio para ficar e que já possui um campo de atuação garantido, como diversas outras áreas, faltando apenas um reconhecimento da área e a regulamentação da profissão, e é isso que a Abefin tem como objetivo fim, lutando pela classe e garantindo um retorno positivo para toda sociedade!