O BARATO SAI CARO

“O BARATO SAI CARO”

Quando procuramos realizar uma compra de um produto ou serviço, sempre procuramos dar nossa “pechinchada”. Só que este tipo de atitude, funciona muito bem na vida pessoal. Para a compra de roupas, produtos, serviços para uso próprio. Contudo, quando estamos no âmbito profissional, nem sempre esse tipo de “pechincha” funciona. “O BARATO” nem sempre vem acompanhado de um bom produto, de um bom serviço.

Por mais que todas empresas, procurem equilibrar o custo com seu budget, em muitos momentos, fica nítido, que procurar o que é mais em conta, resultará em um desastre. Seja na compra de uma simples caneta, até na compra de um serviço de grande demanda. É claro, que existem exceções, e como todas as exceções você pode dar sorte ou muito azar. O risco é grande.

Para exemplificar um pouco o que quero dizer, vou transportar esse tipo de situação para o mundo dos eventos.

Lembra daquela figurinha que você sempre vê em um casamento, ou uma festa, ou em evento, correndo para todo lado. Seja com um fone de ouvido, um rádio, um celular , ligado 24hs horas para atender as necessidades dos noivos, do aniversariante, de uma gerente. Enfim, esta pessoa tem um papel crucial no bom andamento do espetáculo.

Como vocês devem saber, ou se não sabem, segundo Cleuza Gimenes, “evento é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto ao seu público de interesse.”

Muitas empresas , às vezes, arriscam-se a definir uma pessoa em sua empresa a ser TOTALMENTE responsável por todo evento, seja desde a sua criação, planejamento, contratação, execução de um evento todo. Já não bastasse o seu trabalho de comprar e cotar materiais para empresa, ou mesmo, atender todos as exigências do setor de marketing produto, ou até ser responsável por toda a folha de pagamentos da empresa. Este “pobre” ser se vê na responsabilidade de executar um evento como um todo.

Quando se opta por NÃO SE CONTRATAR UM COORDENADOR , OU MESMO UMA AGÊNCIA QUE POSSUA ESTE PROFISSIONAL, a empresa acaba optando pelo mais “BARATO”. A contratação deste serviço ou de uma agencia e/ou de um coordenador, elevam em 10 a 15% o custo de um evento ( baixo, perto das comodidades e benefícios desta contratação ). Com este tipo de atitude, pessoas da empresa são extremamente exigidas e acabam perdendo sua verdadeira função ao qual trabalham diariamente. Muitas empresas imaginam que realizar um estande, ou mesmo uma convenção de vendas, ou mesmo um jantar com clientes, seja como organizar uma festa em sua casa.

É com este tipo de pensamento que ao final do evento, você verá problemas do tipo: “faltou bebida, faltou garçons, o espaço não acomodava, ou mesmo o convite não chegou a todos os convidados, o brinde não foi entregue a todos, e até, faltou um algo a mais”. Obviamente, a culpa não é do funcionário responsável, que além de organizar, criar, planejar, contratar, acompanhar, todo o evento, tinha também o papel de realizar seus outros serviços. Este mesmo funcionário, não tem a experiência e tempo ,para estabelecer todas as nuances e detalhes que um evento necessita. É neste momento que observamos que o “BARATO SAI CARO”.

Ao término, teremos como dois resultados óbvios, um evento “básico”com falhas e um funcionário estressado, cansado. Até por que o mesmo foi obrigado a passar horas extras para cumprir com todas as metas e também a acompanhar todo o desenrolar do evento. Finais de semanas perdidos, qualidade de vida perdidos que não voltam mais.

Alguns motivos que tornam importante a contratação da agência ou do coordenador:

– Tranquilidade e comodidade para todos os convidados e também para quem o contrata.

– Em alguns casos, até economia, pois o profissional ou a agência já possui contato com vários fornecedores, o que facilita a negociação.

– auxilio na criação da temática quando necessária.

– auxilio na contratação de todos os serviços ( Buffet, decoração, som, iluminação ) e até do local ou da empresa responsável por um estande

– contatos e articulações prévias com todos os fornecedores;

– acompanhamento completo e organização do evento, permanecendo no local até a finalização do evento

Por isso pense bem se é apenas o “BARATO” é o que você quer para sua empresa ou para sua equipe ou para a imagem da sua empresa.

 

Artigo escrito por Claudio Jum Kato

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