Moema Assessoria leva para as empresas prevenção da LER/DORT

Cada vez mais, acidentes de trabalho em maquinários e outros processos de alto risco vêm diminuindo no Brasil, devido às regras rigorosas do Ministério do Trabalho. Em contrapartida, os afastamentos motivados por lesões musculares conhecidas pelas siglas DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou LER (Lesões por Esforços Repetitivos), devido à má postura ou repetição de movimentos, se tornaram a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Prevenção às LER/DORT.

A redução da incidência destas doenças só pode ser obtida através da prevenção, e para tanto, o Ministério do Trabalho editou a NR 17, com orientações gerais de ergonomia, abrangendo aspectos relacionados à levantamento de peso; transporte e descarga de materiais; mobiliário; equipamentos; condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Um dos requisitos desta norma é a elaboração do Laudo Ergonômico, que contemple a avaliação não apenas das instalações, equipamentos e mobiliários, mas também do modo como as atividades são realizadas. A Moema Assessoria oferece, dentre os seus serviços, a elaboração deste Laudo, realizando a analise por posto de serviço, avaliando todos os itens exigidos pela NR 17.

Dentro do laudo são ainda apresentadas sugestões de melhoria, buscando a otimização de atividades operacionais, aumentando o rendimento do trabalho, permitindo também que este documento se transforme em uma ferramenta para implantação de programas de treinamento, orientação postural e qualidade de vida nas empresas.

O Laudo Ergonômico da Moema Assessoria torna o ambiente mais eficaz, produtivo, com segurança e saúde. Prevenção é a forma mais moderna de Gestão!