Importância Da Hidratação

Importância da hidratação na prática de exercícios físico

A importância da hidratação na prática de exercícios físico:

A hidratação é um dos aspectos mais importantes antes, durante e após uma atividade física, pois durante uma corrida perdemos líquidos e minerais (a taxa de transpiração varia de pessoa pra pessoa, mas costuma ser entre 1 e 2 litros por hora de exercício). A hidratação adequada é essencial para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

Sabendo da importância da hidratação, o ideal é ingerir água ao longo de todo o dia, e isto deve ser tornar um hábito, um dos melhores que podemos ter. Antes da corrida é recomendada a ingestão de 400 ml a 600 ml no período de duas horas antes de correr. Durante a corrida o ideal é ingerir de 150 a 250 ml a cada 15 ou 20 minutos (e isso é importante, pois ajuda a retardar o aparecimento da fadiga).

E após a corrida o ideal é beber água logo após terminar a corrida. Para saber direitinho quanto beber de água após o treino, a National Athletic Trainers’ Association recomenda a seguinte estratégia: pese antes e depois do exercício e então beba 500 ml de água ou isotônico para cada 500 gramas perdidas. Claro que não dá pra fazer isso em toda corrida, mas faça em alguns treinos para você ter uma noção de quanto precisa ingerir.

Na teoria, em treinos e provas que não ultrapassem uma hora não é necessário ingerir outros líquidos além da água. Mas água de coco é uma excelente bebida, pois possui muito potássio (e geladinha é tudo de bom, né?). Se o seu treino ou prova ultrapassar uma hora é importante beber bebidas esportivas, pois elas possuem sódio e outros minerais que são muito importantes para quem se exercitou por muito tempo.

Fernando Trindade

CREF 054783-G/SP

fernando.proup@gmail.com

Tel: 5078-3015

Este post tem 2 comentários

  1. Fernando Diniz

    Fazer exercício físico é bom para ter uma vida saudável.

  2. Fábio

    Bem interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *