Dicas Para Implantar Políticas De Cargos E Salários

6 dicas para implantar políticas de cargos e salários

6 dicas para implantar políticas de cargos e salários!

Uma boa dica para implantar políticas de cargos e salários são cada vez mais imprescindível para as empresas. Assim, elenquei pontos pertinentes relacionados ao tema cargos e salários e como as empresas podem implantar essas políticas nas empresas:

Importância dessa política – É importante para que a empresa tenha uma política salarial galgada no equilíbrio interno e externo, isto é, controlar seus custos e manter-se competitiva perante os concorrentes. Quanto ao crescimento do colaborador, se deve apresentar de forma transparente o caminho que o colaborador deve seguir para assumir novos postos na empresa. A união desses dois fatores proporciona maior motivação e faz com que o colaborador tenha objetivos mais claros, sendo imprescindível para uma adequada retenção de profissionais.

O que é? – É uma ferramenta estratégica que visa equilibrar os salários de forma interna e externa, isto é, pagar o salário de acordo com as responsabilidades e exigências do cargo, comparando o mesmo com a realidade de seu mercado, a fim de reter e atrair talentos. Torna-se imprescindível para que a empresa possa desenvolver uma gestão transparente, através de mérito pelos resultados obtidos e evolução técnicas, por meio de critérios lógicos e bem definidas.

Como implantar? – Buscar apoio da alta administração e de seus gestores “stakeholders” apresentando aos mesmos todo projeto e suas vantagens. Além de identificar interna ou externamente profissionais de RH que conheçam as metodologias de avaliação de cargos e construção de tabelas equilibradas, além de realizar um detalhamento na descrição clara e objetiva.

Definição dos salários – Os salários devem ser comparados com o mercado, a fim de desenvolver estatisticamente os comparativos e equilibrá-los com a oferta externa e a realidade econômica da empresa. Aplicando-os de acordo com sua estrutura, política do salário justo de acordo com seu grau de importância.

Avaliação dos cargos – As avaliações devem ser realizadas de acordo com seu peso de importância no core business da empresa, sendo que as atribuições devem ser detalhadas no documento chamado descrição de cargos com a participação do Gestor, RH e ocupante do cargo, através de questionários e entrevistas complementares.

Reconhecimento dos colaboradores – Para o reconhecimento dos colaboradores é necessário o desenvolvimento de uma política transparente e definindo as regras para essa evolução, onde todos os ocupantes tenham consciência de suas responsabilidades e onde devem se atualizar para o crescimento. A motivação será consequência dos critérios cumpridos.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SAIBA COMO IMPLANTAR:




Digite as letras no campo abaixo
captcha

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *