Gestão Em TI

Gestão em TI: O que faz um profissional na área?

A gestão de Tecnologia da Informação ou simplesmente a Gestão de TI é um conjunto de várias atividades, projetos e métodos que são criados com os recursos e tecnologias de computação que tem como finalidade alinhar a TI (Tecnologia da Informação) às estratégias do negócio.

Posso citar como exemplo uma empresa que vem implantando uma área de suporte técnico ou “Help Desk”, que serve para o auxílio das demais áreas a melhor utilizar ferramentas de informática computacionais e investidas ao longo do tempo, porém não existe uma medida de tempo prevista para o atendimento dos chamados que os usuários fazem ou não mantém histórico dos problemas atendidos.

Em uma equipe de TI existem muitos profissionais especializados em áreas de segmentos diferentes, e para ter a organização e a sincronia entre todos esses profissionais na área de TI é preciso que o gestor seja responsável em motivar e buscar meios de fazer com que cada um dos membros da equipe renda o máximo possível de uma forma harmoniosa para ambos.

O gestor de TI não gerencia apenas a parte de Recursos Humanos, como também é responsável por cuidar de todos os recursos financeiros e materiais, a fim de utilizar a todos os recursos de uma forma que os resultados venham a ser obtidos da forma mais perfeita possível, isso tudo fazendo a utilização da menor quantidade de recursos financeiros.

Quem pensa que a área de gestão de TI é fácil, está muito enganado, pois na área em si cabe apenas aquele que tem grande responsabilidade. Encontrar alguém que tem o perfil para gestão de TI é mais difícil do que se pensa, porque gestores de outras áreas de atuação teriam terrível dificuldade para lidar e se acostumar com as questões da área de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *