Gestão De Segurança Do Trabalho

Gestão de Segurança do Trabalho: benefícios para empresas e colaboradores

Na última década, as empresas vêm passando por mudanças culturais irreversíveis, nas quais os colaboradores e as questões ambientais pontuam a política da organização. Uma das maiores preocupações está na Gestão de Segurança do Trabalho, visto que a implementação de treinamentos e o acompanhamento constante das normas aplicáveis à empresa faz o ambiente ficar mais seguro e com isso, melhora a performance do trabalhador.

 

Questões legais

As empresas devem atender as Normatizações do Ministério do Trabalho, referentes às condições de Segurança e Saúde do trabalhador, e de acordo com o grau de risco da atividade e número de funcionários, manter o setor de SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho. Empresas com grau de risco 1 e 2, com menos de 500 funcionários, embora desobrigados do SESMT, devem manter em dia toda a documentação pertinente ao setor.

 

Papel da Consultoria e Assessoria

A Moema Assessoria oferece o serviço de Gestão de Segurança do Trabalho (SST) para estas empresas, para as quais realiza o gerenciamento da documentação exigida, realização de exames médicos, dimensionamento de EPIs (equipamento de proteção individual), treinamentos de acordo com a atividade do cliente e visitas periódicas de profissionais para a verificação dos itens de Segurança.

 

Principais benefícios da Gestão de Segurança do Trabalho

A Gestão de Segurança do Trabalho traz para as empresas a manutenção da documentação exigida pelo Ministério do Trabalho de forma organizada, dentro dos prazos e atendendo às normas específicas de cada área de atuação. Assim, com a implementação do sistema de Gestão de Segurança do Trabalho da Moema Assessoria, as empresas colocam em prática melhoras contínuas de segurança, oferecendo ao funcionário um excelente ambiente de trabalho.

Além disso, a gestão do SESMT, de forma integrada, fornece material indispensável para defesa da empresa quando de possíveis ações trabalhistas futuras, demonstrando a preocupação e acompanhamento da Segurança e Saúde do trabalhador dentro da empresa, e evitando problemas com a fiscalização.




Digite as letras no campo abaixo
captcha