Ergonomia

Ergonomia é questão de saúde

Incentivar a adoção de hábitos saudáveis protege a coluna de seus colaboradores.

Dentro do conceito de ergonomia, estudos apontam que é fundamental investir em ambiente adequado, com móveis e equipamentos que não comprometam o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Além disso, é preciso conscientizá-los sobre a importância de se adotar atitudes para evitar problemas de saúde ocupacional. Ao se sentar, por exemplo, é ideal ficar com as costas eretas, apoiadas no encosto, e com os dois pés no chão ou sobre algum objeto apropriado.

Diante do computador, deve-se verificar se a tela está com a parte superior na altura dos olhos, a uma distância entre 40 e 75 cm. O braço que movimenta o mouse tem que ficar em ângulo de 90o em relação ao antebraço, e a mão permanecer reta para frente, seja para movimentar o mouse ou digitar.

O levantamento incorreto de objetos é outro causador de danos à saúde. Para evitar dores nas costas e outros problemas mais graves, é preciso se abaixar mantendo a coluna ereta e as duas pernas flexionadas em 90 graus. O cuidado evita que a coluna fique sobrecarregada. Ao se levantar, o peso deve estar próximo ao corpo.

Outros pontos merecem cuidado: o nível de ruído e a luminosidade do ambiente de trabalho. Também são atitudes saudáveis controlar o barulho excessivo ou usar protetor auricular, além de manter a quantidade e a intensidade de lâmpadas na medida ideal para o conforto visual. Todos esses cuidados contribuem para a melhor produtividade da empresa e diminuem as possibilidades de afastamento de colaboradores ou de futuros problemas de saúde ocupacional.

Orientações em relação a esses e outros assuntos referentes à segurança no trabalho e à saúde ocupacional podem ser contratadas por meio da RH Vida, empresa do Grupo NotreDame Intermédica. Você pode solicitar desde o diagnóstico para identificação de riscos até ações específicas, conforme o tipo de atividade de sua empresa, visando evitar o adoecimento dos colaboradores ou o agravamento de doenças pré-existentes.

Esses cuidados contribuem para melhorar a produtividade, reduzir o número de afastamentos e evitar futuros problemas relacionados à saúde ocupacional. Entre em contato:

Camillo Seguros e Benefícios

Telefone: (11) 5641-5059

Website: www.camilloseguros.com.br

Logo IDEAL Baixa JPG

Fonte da matéria: NotreDame Intermédica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *