DSOP e Abefin promovem diversas ações em apoio à Semana de Educação Financeira

Palestras gratuitas, orientações e informações sobre Educação Financeira durante a Semana reforçam a importância do trabalho já realizado em mais de 1200 escolas e centenas de empresa de todo o país 

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) está preparando uma série de ações em função da Semana Nacional de Educação Financeira 2014, que acontece de 5 a 9 de maio. Dentre elas, palestras online e presencial, descontos em livros e o lançamento do serviço de orientação S.O.S Educação Financeira.

Ocorrerão 12 palestras online, ministradas por educadores financeiros, sendo um deles o presidente da Abefin e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. Os temas abordados têm o intuito de esclarecer questões da Educação Financeira relacionadas aos universos escolar/universitário, empresarial, mercado de investimento, entre outros.

Além dessas, haverá palestra de Educação Financeira presencial, gratuita e aberta ao público, na quinta-feira (8), na sede da Abefin, localizada na Av. Paulista, que terá a finalidade de proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a situação financeira que se encontram e os caminhos para conquistarem a sonhada independência financeira.

Para as empresas, a novidade é que os representantes das corporações que se inscreverem durante a Semana poderão solicitar uma palestra de sensibilização grátis. Os interessados podem ter mais informações no site da associação: http://www.abefin.org.br/ 

Já o serviço S.O.S Educação Financeira, que será lançado na ocasião, consiste em orientações online sobre o tema feitas por educadores financeiros, das dúvidas enviadas pelos internautas por meio do site da Abefin. Outra ação para colaborar com a Semana vem da parceria com a Editora DSOP, que, durante esse período, disponibilizará todos os seus títulos de Educação Financeira com 50% de desconto.

Segundo Reinaldo Domingos, a iniciativa do governo é de extrema importância e valoriza o trabalho já realizado no país inteiro em escolas, universidades, empresas e para pessoas físicas. “Desde que criei a Abefin, o meu objetivo sempre foi educar financeiramente a população como um todo. Então, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira criada pelo CONEF, resolvemos contribuir em prol da mesma causa com todas essas ações”.

Educação financeira conquista mercado 

Cada vez mais a educação financeira vai ampliando seus campos de atuações, entrando principalmente nas escolas brasileiras. Exemplo é Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, adotado por mais de 1200 instituições do ensino básico.

Diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizam o material de educação financeira em sua rede pública de ensino. Todas as instituições se antecipam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino.

Além disso, empresas como Holcim, Termomecânica, Magazine Luiza e Natura também adotam a Educação Financeira, contribuindo para uma mudança de comportamento dos colaboradores em relação ao uso e à administração de seus recursos financeiros e formando uma sociedade mais consciente e sustentável.

Sobre a Abefin

Formada por profissionais de educação financeira, a Abefin é uma das representantes junto a órgãos governamentais no apoio e auxílio no que for de interesse público junto ao tema. A Abefin é uma associação sem fins lucrativos e tem como mantenedora a DSOP Educação Financeira.

Sua missão é promover o desenvolvimento e regulamentação da profissão de educador financeiro, congregando e filiando todos os profissionais, estudantes e organizações financeiras que atuem no Brasil e no mundo, visando fomentar o progresso e a disseminação da educação financeira.

Leia também:

– Falta de educação financeira é problema maior do que dívidas
– Diferenças financeiras nas escolas devem ser tratadas com delicadeza
– Centenas de escolas já implantaram o Programa DSOP de Educação Financeira