Desempenho Na Corrida De Rua

4 dicas para melhorar seu desempenho na corrida de rua

4 dicas para melhorar seu desempenho na corrida de rua

A corrida de rua é a especialidade do atletismo com maior popularidade. Por se tratar de um exercício físico extremamente inclusivo e por aderir pessoas com diferentes objetivos como emagrecimento, bem-estar, saúde, estilo de vida e performance é alta. Por isso, confira algumas dicas especiais para você melhorar na corrida de rua.

Siga uma planilha de corrida

Após a realização de exame médico e da liberação para a prática da corrida de rua o ideal é procurar um profissional de educação física, formado e habilitado para elaborar a sua planilha de treinos.

Contar com a orientação de um treinador é bem melhor para conseguir bons resultados e alcançar seus objetivos do que simplesmente sair correndo por aí sem uma boa estratégia.

Ter uma planilha de treinos pra seguir também favorece a regularidade da prática, pois cada sessão de treinamento é distribuída no tempo com uma intenção o que influenciará diretamente na melhora do desempenho dos corredores de rua que procuram treinar com qualidade.

Não pise com os calcanhares!

O tempo de contato dos pés no solo e o tempo de voo são as fases de um ciclo de passada durante a corrida. Como o corpo se desloca mais durante a fase de voo do que durante a fase com os pés no chão, um dos objetivos com o treinamento da técnica de corrida e fazer com que o tempo de contato dos pés no chão diminua para que assim o corredor se desloque com maior velocidade.

Se o corredor pisar com o calcanhar ele irá aumentar o tempo de contato dos pés no chão o que irá diminuir sua velocidade quando comparado à entrada com o meio do pé e ponta do pé.

Uma recomendação objetiva da IAAF (federação internacional de atletismo) sobre a forma das pisadas indica que em velocidades abaixo de 19,4km/h a pisada deve ser com o meio do pé e ponta do pé.

Em velocidades acima de 19,4km/h a pisada deve ser feita apenas com a ponta dos pés. Nunca com os calcanhares! Essa dica irá te ajudar a melhorar na corrida de rua.

Faça exercícios técnicos educativos

A velocidade da corrida depende do comprimento e da frequência das passadas. Os exercícios técnicos educativos são os meios ideais para melhorar essas duas variáveis do ciclo de passadas que influenciam na velocidade da corrida.

Por exemplo, existem corredores que têm a característica de uma corrida saltada, ou seja, deslocam demais para cima se ?esquecendo? de ir pra frente o que compromete seu desempenho. Para este tipo de corredor a prática de exercícios técnicos educativos direcionados para a melhora da frequência e do comprimento das passadas seriam indicados. Existem também aqueles corredores com um padrão de corrida com alta frequência de passadas e com pouco comprimento das passadas.

Você pode perceber que neste tipo de corredor o deslocamento vertical é pequeno e os exercícios educativos direcionados para o aumento do comprimento das passadas seriam os ideais para a melhora da velocidade destes corredores. A melhora da sua corrida será nítida após um período de prática com os exercícios educativos.

Faça corridas em rampas

O treinamento da força muscular é muito importante para que os corredores de rua melhorem o desempenho e previnam lesões. Entretanto é comum a negligência do treinamento desta capacidade física (força) pelos corredores de rua que não gostam de ir às academias. Uma boa alternativa para estes são as corridas em rampas.

Com isso a força muscular é treinada de forma especial, ou seja, com a semelhança do gesto técnico da modalidade esportiva dos corredores. Dependendo do período de preparação, as distâncias das corridas em rampas podem variar entre 100m e 600m. O grau de inclinação das rampas deve variar entre 5º e 15º de forma que não altere a mecânica da corrida.

A prática de exercícios de saltos também é uma boa opção alternativa para corredores que queiram treinar a força muscular sem terem que ir à academia.

Autoria: Fernando Trindade da Pro Up – Help Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *