Tecnologia E Marketing

Crise causou maior dependência de tecnologia por parte das empresas

Por mais que temas como home office, tecnologia em nuvem, reuniões virtuais já fosse do vocabulário das empresas, tudo mudou nos últimos meses. Sendo que, se existe uma área que realmente ganhou destaque no decorrer dessa crise, foi a tecnológica. Pessoas e empresas nunca se viram tão dependentes da tecnologia, que são o grande diferencial para a continuidade dos negócios.

Com grande ênfase para a adoção do home office, reuniões virtuais, acesso aos arquivos em nuvem, bem como a realização de Lives e Webinars.

Outro ponto em destaque no setor, foi o fato de as empresas precisarem se adequar rapidamente para oferecer seus produtos e serviços online, alcançando melhores ganhos nesse período.

Tais tecnologias continuarão sendo adotadas ainda com a reabertura gradual das empresas, pois se mostraram muito benéficas. “As empresas perderam o medo do trabalho remoto, observando inclusive um aumento da produtividade, vez que as reuniões online, além de efetivas, reduziram o tempo de deslocamento e os gastos com viagens. Esses são apenas alguns dos frutos positivos dessa crise para as empresas.”, explica a co-founder da Witec IT Solutions, Carol Lagoa.

A opinião é compartilhada por seu socio, Marco Lagoa: “Não há dúvidas de que a tecnologia da informação promoveu um grande impacto nas organizações, principalmente para as funções que envolvem planejamento, liderança e controle. Afinal, o propósito básico da  T.I. é permitir com que as empresas alcancem seus objetivos, com a tomada de decisões pautadas em informações integradas, de fácil acesso e localização”.

Veja alguns benefícios que foram potencializados para as empresas com a crise:

  • Melhora na comunicação;
  • Aumento da produtividade;
  • Ganho de mobilidade para a equipe;
  • Redução de custos operacionais;
  • Agilidade de acesso com a adoção em massa de tecnologias em cloud (nuvem).

Cada vez mais a área de T.I estará inserida na realidade das organizações, interferindo diretamente nos resultados que elas alcançam. Contudo, haverá necessidade de inteligência por parte das empresas na hora de investir nessa área, pois o mercado estará ainda em uma situação crítica, e investimentos errados nessa área, que tem um custo alto, pode refletir diretamente na sobrevivência ou não do negócio.