Consultoria Empresarial

Consultoria empresarial: entenda o que é e quais os seus benefícios

Sabe aquele momento em que você está no meio de um problema e não consegue compreender as causas e tampouco encontrar soluções? Como quando o carro quebra, e o defeito parece um enigma impossível de ser desvendável. Pois é, quando isso acontece, o melhor a fazer é procurar ajuda externa e especializada, de preferência uma consultoria empresarial.

No caso do carro, ninguém mais adequado do que o mecânico para identificar o problema e encontrar uma solução. Já no ambiente corporativo, essa ajuda específica é concedida pela consultoria empresarial, tema central deste artigo.

Se você está considerando contratar os serviços de uma consultoria empresarial para o seu negócio e precisa saber o que é, como é realizada e quais são os principais benefícios desse tipo de trabalho, basta conferir os tópicos seguintes.

O que é uma consultoria empresarial?

Consultoria empresarial é um serviço especializado em fazer um diagnóstico completo dos possíveis problemas de uma empresa ou de um setor específico, no intuito de propor caminhos viáveis para soluções, com base nos objetivos e interesses do cliente.

Por exemplo, se a empresa está com problema de altos gastos com um serviço de telefonia, que é pouco efetivo e gera resultados ínfimos no que diz respeito à praticidade — não correspondendo, portanto, ao dinheiro investido —, o trabalho de consultoria no ramo das telecomunicações fará uma análise para apontar quais são as melhores alternativas a serem feitas.

É preciso ressaltar que a consultoria empresarial não é nenhum truque mágico que, de uma hora para outra, fará o problema desaparecer. Muitas vezes, os resultados podem surgir a médio ou longo prazo.

O importante é saber que a consultoria não é um custo, e sim um investimento que ajudará você a identificar erros e a encontrar caminhos para resolvê-los. Ou seja, em tempos de crise, trará luz para uma saída, e em momentos de lucratividade, fornecerá formas de evitar os períodos de crise.

Como funciona a consultoria empresarial?

O serviço de consultoria empresarial funciona a partir de reuniões entre cliente e consultor. Nesses momentos, há uma análise a respeito da realidade da empresa e uma discussão acerca dos possíveis problemas.

É importante afirmar que não há uma metodologia pronta ou uma técnica definida para um trabalho de consultoria de sucesso. O principal caminho é o diagnóstico aprofundado do eventual problema, por meio de entrevistas com os atores da empresa, análise de dados, relatórios e resultados, pesquisas, entre outros recursos.

Somente após esse trajeto é que será possível compreender a realidade da empresa e encontrar alternativas para tomada de decisão, cujos resultados poderão ser imediatos ou não.

O foco desse trabalho está nos objetivos da empresa consultada. Por isso, é tão relevante o contato constante entre consultor e cliente, diante da necessidade de definir precisamente os objetivos e dos meios para alcançá-los.

Como a consultoria empresarial auxilia o seu negócio?

Como vimos, não existe mágica no trabalho de consultoria empresarial. Ela pode (e vai) ajudar o seu negócio a partir de uma análise técnica e aprofundada do problema identificado e, assim, prescrever/sugerir tomadas de decisão.

Para exemplificar, é válido pensar a empresa como um paciente. Muitas vezes, já sabemos qual é o problema, outras não. Por isso, o médico faz uma série de perguntas com o objetivo de juntar informações sobre sintomas e chegar a um diagnóstico preciso.

Nem sempre esse diagnóstico será possível somente com o diálogo, sendo importantes os exames que mostrarão especificamente as causas do problema de saúde do paciente. A consultoria empresarial segue esse caminho para identificar e diagnosticar possíveis problemas e, com isso, propor soluções para as decisões da empresa.

Quais resultados a consultoria empresarial pode gerar?

O serviço de consultoria empresarial pode gerar os mais diversos resultados, dependendo muito dos objetivos do cliente e dos problemas identificados. Para uma empresa que objetiva melhorar sua comunicação interna, por exemplo, a consultoria identifica maneiras de qualificar os processos comunicacionais, por meio da criação de canais de comunicação, treinamentos etc.

Ou seja, a consultoria gera resultados para um objetivo que se pretende alcançar, aumento a lucratividade da empresa, qualificação da gestão de recursos humanos, profissionalização da administração do fluxo de caixa, conquista de novos leads, ampliação da área de atuação, criação de novos produtos ou serviços e assim por diante.

Com a experiência e qualificação do consultor, o percurso para chegar ao objetivo final fica mais curto, profissional e personalizado às necessidades da empresa. Os resultados podem não ser imediatos, mas eles aparecerão conforme o tempo.

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Sempre é pertinente contratar uma consultoria empresarial, tanto nos momentos de crise como nos períodos de bonança. No primeiro caso, o consultor, com uma visão de fora, analisará as causas e consequências da crise, com a finalidade de apontar soluções. No segundo caso, mostrará caminhos para prosseguir com o sucesso e aumentá-lo.

Uma das principais vantagens da consultoria empresarial é a postura imparcial e externa do analista. Quem está no dia a dia da empresa, vivenciando empiricamente os processos de planejamento e execução, pode ser incapaz de enxergar todos os detalhes.

Já o profissional que está fora desse contexto e que possui vasta experiência em análise de problemas e proposição de alternativas pode contribuir de uma maneira muito rica em favor dos objetivos do negócio.

Portanto, sempre é um bom momento para contratar o serviço de consultoria empresarial para a sua empresa, independentemente da situação na qual ela se encontra e dos objetivos.

Como escolher uma empresa de consultoria?

Consultar os cases de sucesso, credibilidade, qualidade e experiência das empresas de consultorias é um critério imprescindível para efetivar uma contratação. Na verdade, é o mesmo modelo para se contratar qualquer serviço ou comprar produtos. É importante também procurar empresas especializadas na área em que você identificou o problema e pretende melhorar.

Em um mercado altamente competitivo, que é necessário se destacar para ter sucesso, contratar o trabalho especializado de consultoria empresarial é um passo importante para atingir as suas metas.

Gostou deste conteúdo? Se você precisa de uma consultoria empresarial, aproveite e entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *