Morais Advogados

Como escolher uma empresa para fazer suas cobranças

Saber cobrar é também parte da vida de uma empresa. Contudo, por incrível que pareça, é um ponto que muitos se esquecem de dar a devida importância. O resultado é que nas empresas hoje se tem muitas perdas de valores por simples falhas nas cobranças.

Conheça as soluções da Morais Advogados

O problema é que as empresas ficam com vergonha muitas vezes de cobrar, sendo uma ação que não agradando. Mas é preciso cobrar e para isso é preciso ter disciplina, persistência e organização.

O primeiro passo é ter a parte financeira com total controle, com detalhamento de todos os prazos e dados sabendo quando venceu, quanto deve cobrar, qual o valor da multa, dos juros, vincular e desvincular o boleto da cobrança e a nota fiscal da venda ou do serviço prestado Pode parecer o óbvio, mas muitas empresas não possuem nem o básico.

Em um primeiro momento sempre é interessante ligar para o cliente que está devendo já no dia seguinte ao vencimento informando que não identificou e pedindo ajuda para localizar o pagamento, pois o banco pode ter se confundido e então peça, por favor, para que ele envie o comprovante de pagamento.

Contudo, caso os contatos não surjam efeito, chega a hora de buscar alternativas. Hoje uma alternativa totalmente confiável é a busca por escritórios de advocacias especializados no tema. Veja entrevista com Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (empresa associada ao Grupo Alliance), sobre o tema:

Quando uma empresa deve buscar a recuperação de créditos judicialmente?

Para a melhor recuperação de crédito, a cobrança amigável deve começar de imediato, porque quando uma empresa não paga o seu débito no dia do vencimento ou quando negociou com o credor uma nova data, é porque ela já está em um processo de ter débitos em aberto com vários credores e nesse caso fará acordos de pagamento com os primeiros cobradores.

Quais os cuidados ao buscar essa alternativa?

Os credores devem priorizar a escolha para um escritório jurídico especializado em cobrança, composto por advogados, porque para lidar com o recebimento de dinheiro e também com os clientes tem que se possuir um suporte de forma legal. Também porque, o escritório jurídico é uma sociedade de advogados especializada em cobranças, tem registro da sociedade na OAB, a qual responde com o seu registro profissional pelos atos de cobrança e jurídicos, diferente de uma empresa de cobrança que é uma sociedade civil sem registro profissional.

Como funcionam empresas especializadas nesse processo?

Existem empresas de cobrança e escritórios jurídicos, esses últimos são compostos por advogados especialistas em negociação amigável e em cobranças judicias para os mais diversos segmentos, consórcios, financiamentos por CDC , financiamentos por Leasing, faturas mercantis, cheques, confissão de dividas, cédula de crédito industrial e vários outros.

Essa é uma boa forma de recuperação de valores? Quais empresas pode buscar esses serviços?

Sim é uma ótima forma de recuperação. Em relação a quem pode buscar, afirmo que todas as empresas que tenham dívidas com mais de cinco dias vencidas e não negociadas para outras datas de pagamento devem enviar as cobranças para um escritório jurídico e começar de imediato as negociações dos valores não pagos, assim os credores poderão rapidamente recuperar os seus créditos e manter o seu fluxo de caixa.

Qual estrutura da empresa que se deve buscar?

O primeiro ponto é escolher um escritório jurídico com um call center para cobrança amigável, com ferramentas com setor de localização de pessoas e bens, empresas de pesquisas, discadora, robôs para otimizar as negociações, CRM para receber os títulos que serão cobrados de forma digital, plataforma digital e, principalmente, profissionais muito bem treinados e motivados.

Quais os diferenciais oferecidos pela Morais?

A Morais Advogados atua no mercado de recuperação de crédito a mais de 35 anos, tem nome e sede própria, conta com um moderno call center para cobrança amigável, com ferramentas mais modernas e profissionais extremamente motivados. Tudo isso com honorários no sucesso do recebimento, o credor não paga nada pela solução do seu problema de crédito. Na parte jurídica contamos com uma banca de advogados especializados em recuperação de crédito em todo o Brasil, bem com especialistas em propor e fazer acordos judiciais, sempre cobrando honorários do devedor da ação no sucesso do recebimento do crédito, o credor não paga nada pela solução do seu problema de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *