Reestruturação E Recuperação De Empresas—Avante

Caminhos para reestruturação de uma empresa

Infelizmente não existem fórmulas mágicas para a gestão de um negócio e com isso são assustadores os números de empresas que fecham no Brasil. Por anos consecutivos se observa mais fechamento do que abertura de empresas, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na grande maioria das vezes os problemas que levam a essa situação estão relacionados a má gestão, com os empreendedores não tendo o controle de seus negócios e os números. Mas existe uma saída antes de baixar a porta: a busca pela reestruturação de uma empresa. Para entender melhor, o associados do Grupo Alliance, Benito Pedro, da Avante Assessoria Empresarial, respondeu algumas dúvidas sobre o tema

Dentre as várias finalidades de uma empresa, uma delas que é essencial é o lucro. Quando o resultado do negócio está deficitário, é hora de parar e analisar a operação. Reestruturação de uma empresa nada mais é do que a recolocar nos trilhos novamente, reorganizá-la. Voltar a dar lucro.

Quando saber que é hora certa de rever processos e mudar os rumos da gestão de um negócio?

Existem vários indicativos que denotam o momento de parar e rever a gestão do negócio, a meu ver o caos é principal fator. Uma empresa com problemas não controla absolutamente nada, todos são “bombeiros” no dia a dia, exemplo: compras está sem crédito para adquirir matéria prima, produção não consegue atender o lead time do cliente, por consequência as vendas desabam. Ponto de destaque é que o financeiro, na maioria das vezes, é o vilão da história, mas na verdade isso ocorre pelo fato de que tudo converge para lá. O problema em linhas gerais está em algum lugar da “engrenagem”, contudo, erroneamente o foco fica no financeiro da empresa.  

Quais pontos devem ser levados em conta nessa hora?

É importante entender que não será possível equilibrar todos os “pratos” envolvidos na operação: fornecedores, clientes, colaboradores, bancos e demais credores. A crise deve ficar do portão para fora, colaboradores e fornecedores estratégicos devem ser poupados sempre que possível. Atualmente os bancos estão bastante flexíveis em negociar o débito de empresas deficitárias, contudo, negociar no escuro é um erro cometido por muitos gestores, só se pode sentar em uma mesa de negociação tendo todas as métricas do negócio, aliás os bancos costumam respeitar negociadores que estão munidos de informações da operação.

Qual a importância de uma empresa especializada nesse processo e como optar por uma que se adeque a essa necessidade?

É essencial o olhar externo de profissionais que consigam avaliar, orientar e ajudar a gestão da empresa, implantando o plano de reestruturação. Tudo deve ser feito em conjunto, a experiência do profissional de gestão de crise complementa a experiência do gestor da empresa, a receita do sucesso é somar e não dividir.

O que não se pode esquecer nessa hora?

A equipe é essencial nesse momento, sozinho não se chega a lugar algum, escolher as pessoas que vão ajudar no processo é imprescindível. Todos devem estar na mesma “página”, não há como implantar um processo de reestruturação sem que os colaboradores da empresa saibam e apoiem o projeto.

E como garantir a continuidade de um projeto de sucesso, sem que se perca os ensinamentos no meio do caminho?

Métricas, os resultados do processo devem ser medidos e analisados mensalmente, um plano de reestruturação não é imutável, portanto, se os resultados ainda não são suficientes, deve-se corrigir possíveis desvios do plano ou reformular parte dele.

Quais os diferenciais oferecidos pela Avante?

Não sabemos fazer consultoria à distância, nossos profissionais atuam diariamente no projeto. Um tripé que se sobressai em relação as demais consultoria do mercado é: Gestor, Gerente e Controller.

Nosso objetivo é atuar praticamente em todas as áreas da empresa, lembre-se: problema financeiro é quando há desvio no caixa da empresa, portanto, na maioria absoluta dos casos, o problema está em outros departamentos, nossa assessoria identifica os possíveis erros e ajuda a empresa a implantar as correções necessárias para o bom desempenho do negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *