Assessoria E Consultoria

Afinal, quais são as diferenças entre assessoria e consultoria?

A atuação em mercados altamente competitivos faz com que as empresas busquem constantemente a inovação e aprimoramento de seus processos. O gestor pode facilitar a organização e gerenciamento de determinadas questões, utilizando serviços especializados de empresas de assessoria e consultoria.

A contratação de empresas e profissionais que possuem habilidades específicas é útil para que a empresa possa manter o foco na execução de sua atividade principal. Assessoria e consultoria são serviços que oferecem soluções às empresas para garantir o melhor desempenho, mas são bastante diferentes.

Por onde começar? Como saber qual serviço contratar? Quais são as características da assessoria? E da consultoria? Continue acompanhando nosso artigo para descobrir as respostas e aprender mais sobre o assunto.

O que é assessoria?

A assessoria é um serviço especializado que atua auxiliando o cliente com determinada necessidade técnica. O contratante deixa de ter de fazer internamente as funções que repassou ao assessor. Assim, a empresa ganha o tempo que seria utilizado naquela função, para exercer sua atividade principal. Além disso, o trabalho é entregue para profissionais experientes e especializados, evitando erros de execução e problemas futuros.

O que é consultoria?

A consultoria, por sua vez, consiste no acompanhamento das atividades da empresa para a realização de um diagnóstico. Depois de acompanhar a realidade do ambiente de trabalho, o consultor formula soluções, indicando mudanças em processos para pôr em prática. Essas medidas são realizadas pelo contratante e tem como objetivo o aprimoramento da atuação do seu negócio.

Quais são as principais diferenças entre assessoria e consultoria?

Tipo de trabalho

As assessorias trabalham fazendo pelo cliente aquilo que precisa ser concluído. O assessor vai realizar a execução dos serviços e soluções. Pode se dizer que é entregue ao contratante, o serviço pronto, sem necessidade de tomada de outras providências.

As consultorias, no entanto, oferecem o parecer técnico e os caminhos para que ele execute por conta própria o que precisa ser feito. Caso o cliente não possua profissionais qualificados para realizar as tarefas, os consultores podem indicar assessores tecnicamente qualificados ou recomendar a contratação de funcionários.

Tempo de colaboração

A atuação de empresas de assessoria e consultoria pode ser facilmente diferenciada quanto ao tempo de colaboração. Enquanto a assessoria trabalha com longo prazo (muitas vezes indeterminado, como no caso da assessoria contábil), a consultoria é realizada de forma pontual, geralmente com prazo definido.

Uso da tecnologia

O assessor utiliza tecnologia própria ou já existente para a realização do trabalho e assim, gerar a prestação de serviços. O consultor utiliza esse processo de transformação como parte do seu arsenal de soluções, podendo indicar diversos tipos de software e recursos que podem ajudar o cliente a melhorar seus processos.

Independência

O trabalho da assessoria envolve a realização de atividades para a empresa que possuem necessidades operacionais. Por esse motivo, costumam ter maior envolvimento com o negócio e menor independência. Já os consultores analisam o trabalho e apontam as soluções, mas não se envolvem na sua realização, que continua a ser feito pela empresa contratante. Por isso, atuam com grande independência e exprimem suas opiniões e oferecem soluções de acordo com seu entendimento técnico.

Quais são as vantagens?

Assessoria

  • oferece atuação especializada e atualização constante;
  • trabalha de forma consistente numa área específica da empresa, acompanhando sua rotina e necessidades;
  • evita a necessidade de especialização em uma área importante que não seja estratégica para o negócio;
  • diminuição de custos com trabalho especializado, tornando desnecessária a criação de vários departamentos que não se refiram à atividade principal;
  • redução dos erros e imprevistos ocasionados pela falta de profissionalização dos funcionários encarregados em realizar as atividades.

Consultoria

  • traz novos conhecimentos para a empresa;
  • realiza uma análise partindo de critérios objetivos e da experiência de mercado, trazendo para dentro da realidade da empresa uma visão profissional do mercado;
  • agiliza a implementação de mudanças, pois aplica conhecimentos técnicos que evitam a necessidade de várias tentativas para atingir um determinado objetivo;
  • melhora o desempenho da empresa;
  • identifica problemas e oferece um plano de ação objetivo para solucioná-los;
  • tem prazo determinado e custo previsível;
  • oferece suporte para a tomada de decisões com embasamento técnico;
  • indica soluções com foco em resultados.

Como escolher a melhor opção?

O trabalho dos profissionais de assessoria e consultoria é bastante diferente. Por isso, as situações em que a empresa precisará de cada um deles dependem da análise cuidadosa dos serviços e da situação da empresa. Confira abaixo quais são as situações mais comuns para cada contratação.

Contrate uma assessoria:

  • quando o problema do gestor consiste em falta de tempo para fazer determinada atividade que é indispensável para atuação da empresa, mas não é o centro do negócio;
  • se houver necessidade de realização contínua e especializada de determinada atividade;
  • quando a atividade exercida pela assessoria requerer atualização constante (por exemplo, na assessoria tributária);
  • caso a contratação e treinamento de uma equipe para a realização de uma atividade específica seja uma opção cara ou pouco eficiente.

Contrate uma consultoria:

  • quando for necessário avaliar o desempenho da empresa de forma imparcial e baseado em critérios técnicos;
  • para desenvolver projetos estratégicos para a empresa em que há pouca experiência para a conclusão, garantindo que o projeto será concluído de forma ágil e econômica;
  • se a empresa precisa de reestruturação para continuar no mercado;
  • quando já existe um problema identificado, mas não há o conhecimento técnico necessário para a elaboração de um plano de ação para solucionar o problema;
  • para agilizar a implementação de mudanças, evitando erros por falta de expertise.

As empresas podem se beneficiar das soluções oferecidas tanto pelo serviço de assessoria quanto pelo de consultoria durante todas as fases de sua existência. As duas atividades ocupam espaços diferentes na oferta de soluções ao cliente, sendo igualmente úteis para a execução de melhorias no desempenho do negócio. A escolha entre assessoria e consultoria deve levar em consideração o objetivo que se pretende atingir com a contratação.

Já percebeu qual serviço te atende melhor? Deseja conhecer opções de assessoria e consultoria? Então, entre em contato conosco e receba a indicação ideal para o seu negócio!

Siga-nos no Facebook, no Twitter e no YouTube e conheça o conteúdo que produzimos por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *