ACERVO realizará curso com o software livre BIBLIVRE

A ACERVO estará realizando nos dias 24 e 25 de Setembro, na cidade de São Paulo/SP, o curso Utilizando o software BIBLIVRE, ocupando uma lacuna nesta área de automação de Biblioteca, para aqueles que desejam automatizar sua Biblioteca, e não pode adquirir software ou está utilizando o BIBLIVRE e não conhecem todas as suas funcionalidades. 

 

Recomendado também para Biblioteca Particular/Pessoal, o BIBLIVRE é uma ferramenta essencial para contribuir na organização da Biblioteca e a imediata recuperação de informação.

Há anos utilizando o BIBLIVRE, o Bibliotecário Nelson Marcos Ferreira, ministrará o curso, com carga horária de 16 horas.

Profissional experiente e grande defensor da utilização de software livre, dará dicas importantes para a utilização do BIBLIVRE, facilitando e agilizando sua implantação.

O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.

Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.

O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.

O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em Inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.

Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão.

Reserve já sua vaga, são apenas 20 vagas, o curso terá a utilização de microcomputador para aulas práticas.

Faça sua inscrição em nosso site www.acervo.com.br

Leia também:

– Aprendendo a pensar na organização do arquivo

– Saiba quando e porque digitalizar os documentos de sua empresa

– Organizar arquivos é simples e fácil