A postura de sua equipe também é seu cartão de visitas

Como os colaboradores de sua empresa estão se apresentando? Você já pensou que você e eles também são os responsáveis pela visualização da marca de sua empresa? E, assim como todos sabemos, o ambiente de trabalho deve ser um local sério, de sobriedade e respeito, hoje mais que nunca devemos nos preocupar com a imagem apresentada fora de nossas paredes.

A partir do momento em que alguém veste um uniforme com nossa marca ou utiliza o carro de nossa empresa é necessário que alguns cuidados sejam tomados, pois o individuo está representando nossos valores e o que somos. Por isso, é necessário que as áreas de recursos humanos, bem como as lideranças, estejam atentas para passar essa importância para todos os colaboradores.

É importante incentivar atitudes corretas em diversos momentos como no trajeto da sua casa até a empresa, seja de carro ou de metrô, no horário do almoço, na saída da empresa, até mesmo nas redes sociais. Pare e reflita, se um carro com logo de uma empresa fecha o seu carro no trânsito, você não associa sua revolta à marca da empresa exposta? O mesmo ocorre com as tecnologias, se um funcionário de sua empresa posta algo com teor preconceituoso na página pessoal dele, mas lá constar que ele atua em sua empresa, o reflexo negativo não será só para ele.

Temos que tirar da cabeça dos profissionais a velha desculpa: “…não estou mais no horário de trabalho…”, esta postura já está ultrapassada há algum tempo, tudo o que fazemos ou que nossos colaborados fazem fora do trabalho pode e será utilizado contra a empresa se for inadequado, principalmente em um mercado que o conceito de reputação é a tônica.

Todos já presenciamos em algum momento alguém que representa uma marcar, falando mal da mesma das mais variadas formas, podem ser em relação ao salário chegando até mesmo a questões estratégicas, e são nesses desabafos que se cometem grandes erros. Por isso é fundamental que os colaborados estejam motivados e saibam quais são seus papeis e suas importâncias para os negócios, se valorizando com isso e mais ainda, valorizando a empresa.

Aos líderes e às áreas de Recursos Humanos fica minha sugestão de realizar treinamentos de etiqueta e postura aos empregados e que os motivem, mostrando que as principais pessoas que podem prejudicar a carreira e arruinar os planos profissionais são eles mesmos.

As empresas buscam cada vez mais profissionais comprometidos ‘que vestem a camisa’, respiram e representam sua marca, produtos e serviços. Assim é fundamental que saibam que são constantemente avaliados e se quiserem obter crescimento precisam aprender a se venderem. Depois que isso ocorreu se tornará muito mais fácil vender os produtos ou serviços que sua marca oferece.

Os cuidados que devem ser passados aos colaboradores são inúmeros, dentre os quais destaco: ser discreto ao telefone (principalmente em ligações com assuntos pessoais), manter a higiene pessoal, usar roupas que condizem com a empresa, manter a postura profissional através da sua linguagem verbal, corporal e escrita, não repassar fofocas pelos corredores, lembrar que representamos a empresa estando dentro ou fora dela ou mesmo fora do horário de trabalho e ser ético, leal e profissional em suas atitudes com fornecedores, parceiros, clientes e colegas de trabalho.

Mas, mais do que saber sobre esses cuidados é imprescindível a consciência do colaborador de que ele também é a imagem da empresa e só sua apresentação correta permitirá que todos cresçam de forma sustentável e saudável, já que cada vez mais a postura de todos da corporação deverá ser o cartão de visitas.

Artigo de Layonel Silva – Representante do Grupo Alliance

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